CAPES II Encontro Nacional do Parfor 2013: O Desafio de aliar a Tecnologia a Formação de Professores
O Parfor, é um programa instituído em regime de colaboração entre a
Capes, os estados, municípios, o Distrito Federal e as Instituições de
Educação Superior – IES. O seu objetivo é induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de
qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação
básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida
pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam
para a melhoria da qualidade da educação básica no País.
Durante 5-7 de junho de 2013 está acontecendo o II encontro nacional do Parfor, momento o qual os participantes do programa fomentam a troca de experiências e reflexões sobre a
formação inicial de professores em exercício. Entre as palestras previstas na programação, assisti a: "Formação de Professores e a Profissão Docente", "Articulação entre teoria e prática na Formação de Professores", além de uma
apresentação sobre "O Desafio de alilar a Tecnologia e a Formação de Professores" proferida pela Cisco Brasil.
Minha participação no Parfor 2013 se deu ao final da última palestra:
1 - Existe alguma dependência do ensino 3.0 e Web 3.0? quais?.
2 - Como deveria ser um ambiente de ensino 3.0?
3 - Haveria necessidade de mudança no sistema educacional?
4 - Qual seria o custo de implantação do ensino 3.0 nas escolas?. Como medir a sua efetividade?.
1 - Existe alguma dependência do ensino 3.0 e Web 3.0? quais?.
2 - Como deveria ser um ambiente de ensino 3.0?
3 - Haveria necessidade de mudança no sistema educacional?
4 - Qual seria o custo de implantação do ensino 3.0 nas escolas?. Como medir a sua efetividade?.
As minhas perguntas tentaram
elencar os verdadeiros desafios na utilização de novas tecnologias para a
formação de docentes, principalmente destacar uma dicotomia entre o uso de uma
tecnologia na educação e a implantação de uma infraestrutura de TIC para suportar
um plano de negócio.
Na apresentação da Cisco, o papel das tecnologias na educação foi promovido com a apresentação de casos, onde o dimensionamento adequado da infraestrutura de TIC resolveu os problemas. Porém, a interatividade entre os alunos e professores será feita, principalmente, através das aplicações Web 3.0 (Internet, Smartphones e Tablets). Pois, espera-se que o conteúdo seja organizado de forma inteligente e apresentado consonante às interfaces dos dispositivos, aumentando a colaboração entre as pessoas. Nessa perspectiva, pouco se falou no design do ambiente de ensino 3.0 e o que ele precisa para garantir essa colaboração. Grande parte das salas de aula no pais seguem um formato convencional com o enfileiramento das carteiras dos alunos.
Vários
problemas não foram discutidos na palestra. O primeiro foi o custo total de uma
solução, já que para criar um ambiente 3.0 é preciso investir no uso das novas
tecnologias em todas as etapas do ensino. Também, gerenciar os impactos com
essa mudança, pois em muitas instituições ainda prevalece o sistema de ensino
face-a-face. Alguns programas sociais (bolsa família) e de estágios utilizam os
dados desse sistema para controlar a fequência dos alunos durante o pagamento
dos auxílios. Outros problemas foram completamente ignorados, desde os aspectos
de identificação, quando da inexistência de camêras, e principalmente a
segurança dos dados, já que a Cisco pretende disponibilizá-los através da
computação em nuvem focando na mobilidade.
Propiciar uma experiência virtual de
ensino-aprendizagem não é fácil, já idenficamos muitas dificuldade através do
fórum da SBC, o que gerou inclusive a criação de um workshop para discutir
esses desafios:
O
ensino 3.0 precisa ser pensado com mais profundidade, não apenas implantar uma
infraestrura de TIC nas escolas. Aliás, isso qualquer um sabe fazer ou
precisamos de especialistas para conectar nosso smartphone e computador à
Internet e utilizar Google hangout, Skype, Facebook, Google maps, etc. usando Wi-Fi?.
Há vários projetos no Brasil demonstrando como aliar a tecnologia e o ensino, onde muitas aplicações são disponibilizadas de forma gratuita aqui:
https://www.facebook.com/ComputerScienceUnplugged
Recentemente, pesquisadores da Sociedade Brasileira de Computação desenvolveram uma plataforma educacional que possibilita os alunos do ensino médio estudarem para o ENEM: http://www.meututor.com.br/
Há vários projetos no Brasil demonstrando como aliar a tecnologia e o ensino, onde muitas aplicações são disponibilizadas de forma gratuita aqui:
https://www.facebook.com/ComputerScienceUnplugged
Recentemente, pesquisadores da Sociedade Brasileira de Computação desenvolveram uma plataforma educacional que possibilita os alunos do ensino médio estudarem para o ENEM: http://www.meututor.com.br/
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