segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012



Arquitetura Corporativa 

Apresentando o FACTO: Framework de Arquitetura Tecnológica Corporativa

 
Arquitetura Corporativa é uma visão integrada e holística da organização fundamental de um sistema, incorporados em seus elementos (pessoas, processos, aplicações e visões), suas relações entre si e ao meio ambiente, são os princípios que orientam a sua concepção e evolução. Essa visão sistemática surgiu em 1980 e foi incorporada ao framework de John Zachman como uma forma de lidar com a complexidade das organizações, que cada vez mais precisam se adaptar a evolução das tendências de novos negócios e de TI. Tendências de negócios compreendem a globalização, fusões e aquisições, e-commerce e de relacionamento com clientes e da cadeia de suprimentos de gestão. Tendências de TI compreendem avanços em tecnologias da Internet, plataformas de hardware e servidores de aplicação, além da automação do fluxo de trabalho ou processo de negócio. Com a crescente importância da arquitetura corporativa, as empresas, como o Open Group e IBM estão oferecendo oportunidades de certificação em um esforço para padronizar um método aberto de arquitetura de TI.

A visão integrada proporcionada pela arquitetura corporativa, facilita a implantação de projetos de TI melhora a comunicação, colaboração e o entendimento dos objetivos do negócio. Assegura também o uso efetivo da TI, alinhando as suas estratégias e as do negócio para alavancar uma vantagem competiva e baseia-se, principalmente, na satisfação dos clientes dos processos de negócio e no alcance de suas metas. Permite ainda a visualização de diversas perspectivas como forma de promover a organização e estruturação dos seus componentes diante dessas perspectivas, fornecendo informações a diferentes perfis de interessados com os detalhes arquitetônicos apropriados. Além disso, é a base para iniciar a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) e outras formas de integração entre os sistemas corporativos (e.g. sistemas legados  e pacotes de software) em diferentes tipos de negócios.

O artigo fornece uma visão clara e objetiva dos conceitos que envolvem uma arquitetura corporativa, quais os seus benefícios, visão de arquitetura de solução e especificação. Aduzi os principais componentes internos e os passos para realizar o alinhamento da estratégia da arquitetura corporativa com a estratégia da empresa. Introduz os principais frameworks e indica os melhores cenários para aproveitamento. O artigo também descreve o resultado de uma avaliação dos principais frameworks de acordo com um conjunto de perspectivas para ajudar na escolha do framework ideal para atender as necessidades da sua empresa. No final apresenta o FACTO - Framework de Arquitetura Corporativa criado especificamente para o mercado brasileiro e apresenta um estudo de caso de criação de uma arquitetura corporativa com o foco em desenvolvimento de software.   


Este artigo é dedicado a memória de um grande amigo, uma pessoa querida por todos na Cia de Ferro Ligas da Bahia e que agora está na “stairway to heaven”. Márcio Gonzaga, sua alegria irá permanecer para sempre em nossa lembrança, descanse em paz meu irmão!.  https://www.youtube.com/user/gonzagacarvalho?feature=watch

0 comments:

Postar um comentário

Inscreva-se

Creative Commons 3.0. Tecnologia do Blogger.

Teste a Velocidade da Internet

Siga-me

Curta