sábado, 27 de julho de 2013


Você já parou para pensar que esse montante de certificação existente no mercado, é apenas uma forma de enganar os trouxas?.

Há quase 2 anos iniciei uma discussão no grupo de Governança de TI do linkedin que já ultrapassou mais de 170 comentários. Tentamos entender o valor das certificações em relação ao conhecimento prático, a conduta ética dos profissionais e o mercado crescente de treinamentos com garantia de certificações. 

Qual a sua opinião, você acha que as certificações realmente conseguem distinguir os bons profissionais?. 

No mercado existem duas empresas de certificação:
  1. Vue -> http://www.pearsonvue.com/programs/
  2. Prometric -> https://www.prometric.com/en-us/clients/EXIN/Pages/landing.aspx

OCEB da OMG e GMAT (testes para admissão nas melhores universidades do mundo) são exemplos de testes da Vue, bem como diversos fabricantes que confiam na instituição, como: IBM, Oracle, Microsoft, etc...

ITIL, COBIT e PMP são da Prometric.

Quando as provas são realizadas por esses centros, eles utilizam normas de conduta. Assim, eu acredito que o profissional possui algum conhecimento sobre o conteúdo da prova, embora isso seja questionável (explico adiante!).

Acontece que algumas certificações podem ser conseguidas através de prova em papel, inclusive sob a supervisão de quem treinou. Será por isso que enfatizam a garantia de aprovação nos exames CBPP, SCRUM, ITIL, COBIT e PMP?.
A certificação PMP é uma das certificações mais prestigiadas do mercado e mesmo assim é possível burlar o sistema, relatando que você possui o tempo de experiência necessário para fazer a prova. Assim, basta decorar tópicos do livro da Rita Mulcahy e treinar simulados para se tornar um PMP (Profissional Especialista em Gerenciamento de Projetos). A questão é: e depois?. Quando vemos péssimos gerentes, que parecem realmente não terem qualquer experiência, fica claro que eles nuncam gerenciaram um projeto na vida. Muitas vezes ninguém entende como estes "profissionais" são de fato PMPs. 

Está aí a explicação -> FALTA DE ÉTICA, denuncie ao PMI.
 
Quero enfatizar que muitas certificações prometem o que não podem cumprir. Na verdade, a promessa de distinção ao candidato que estuda e segue o processo legal é inútil, porque algumas organizações não fiscalizam todo processo como deveriam. Há brechas desde a inscrição até a realização das provas e não há como qualquer empresa saber quem fez provas em papel ou nos centros Prometric e Vue. Desta forma, eu considero a experiência, o verdadeiro diferencial para avaliar o profissional. Conforme frisado neste texto, a falta de ética ainda é um problema muito grave e pode trazer prejuízos as empresas.


0 comments:

Postar um comentário

Inscreva-se

Creative Commons 3.0. Tecnologia do Blogger.

Teste a Velocidade da Internet

Siga-me

Curta