quinta-feira, 14 de março de 2013

                                
                          Qual a Verdadeira Proposta do Diario de Classe da Isadora Faber?.

O professor no Brasil está longe de ser valorizado como merece e o resultado da relação ensino-aprendizagem será uma premiação para marketing de empresários. Estas são as duas últimas propostas defendidas no famoso Diário de Classe da Isadora Faber.

Hoje eu li uma nota no diário que me deixou realmente indignado com esse novo rumo da página: "PROFESSORA AUXILIAR (só dá "aula" se um professor de verdade faltar)". Essa avaliação pejorativa e generalista de uma classe docente, que a autora dediciu publicar para os mais de 590 mil seguidores, causou uma grande indignação em todos os professores e aspirantes a docentes como eu em todo o Brasil. Como assim um professor substituto não é professor de verdade?.

Semana passada a Isadora Faber (que se intitula atual proprietária e blogueira) pediu apoio aos empresários de todo Brasil para premiar os alunos com as maiores notas, indicando que iria implantar esse método de "incentivo" aos estudos em todas as escolas do país. Sem pensar nas mínimas consequências que a concorrência entre os alunos poderia acarretar, seguiu retrucando novamente os professores que criticavam a sua pedagogia desastrada.

O blog passou de críticas as situações de abandono da escola para avaliação de professores com base em ideologias baratas de ensino, ignorando décadas de pesquisas científicas sobre educação. Basta ter uma idéia e implementá-la, como se a educação no Brasil fosse uma grande brincadeira, onde é possível incluir e retirar práticas de ensino, analogamente, aos acessórios de uma casinha de bonecas da Barbie. Como se não bastasse o blog incitar ideologias educacionais sem qualquer fundamento, ainda contribui para a desvalorização dos professores onde a Isadora Faber estuda e de todo o país (o que não me causará espécie alguma saber dos pedidos de transferência por toda essa exposição gratuita na mídia).
Outra situação que é facilmente perceptível nas discussões com os seguidores da menina de 14 anos, que estuda na 8º série do ensino básico, é que eles realmente acreditam que essas ideologias são revolucionárias e trarão benefícios aos estudantes. Por isso é necessário uma boa reflexão sobre a seriedade da educação no país e tudo relacionado com o ensino. Todos nós desejamos que a educação seja sempre tratada com o devido respeito, a começar pela figura do professor. Embora não consiga expressar o tamanho da minha decepção com o Diário de Classe, pois era fã desse blog, deixo aqui essa nota de repúdio para pensarmos profundamente sobre essa inversão de valores que ele propõe e aproveito para manifestar o meu apoio a classe de professores auxiliares de todo o Brasil.

0 comments:

Postar um comentário

Inscreva-se

Creative Commons 3.0. Tecnologia do Blogger.

Teste a Velocidade da Internet

Siga-me

Curta