sexta-feira, 15 de março de 2013



 

Elevar o fator humano nos projetos gera resultados?.

Trabalhei em diversos projetos em que o pensamento era para cada problema um culpado, eu sei que isso não funciona!. Quando trabalho na liderança ou coordenação de equipes, a primeira coisa que faço é criar um modelo de trabalho voltado para o lado humano. Nesse post eu explico porque investir no fator humano gera resultados com relatos das próprias pessoas que trabalharam comigo. Por conta do tempo, escolhi mostrar 3 modelos que criamos nas empresas que trabalhei: (1) criado para aproximar as pessoas, (2) criado para diminuir as brigas e a competição e (3) para melhorar o ambiente de trabalho. Em cada um eu destaco os principais resultados, com exceção do último, onde eu deixo meus próprios colegas destacarem a importância do fator humano sob a ótica deles.

--O primeiro modelo
Quando alguém saia e não deixava avisos, levava uma bronca. Porque o nosso chefe ficava procurando pela planta inteira da fábrica onde as pessoas estavam para resolver os problemas nos sistemas de tempo real com risco à vida. Nós aproveitamos um quadro branco que nunca era utilizado e criamos uma tabela com os nomes das pessoas. Assim, cada vez que um saia era um ponto negativo e no final de semana fazíamos um café da manhã e a pessoa com maior pontuação negativa pagava o item mais caro da cesta se pudesse, caso contrário os dois seguintes ajudavam, mas no final o custo era sempre divido por todos.

Resultado: Todos ficaram mais responsáveis e o fator humano era tão forte que muitos continuaram amigos até hoje. O quadro passou a ser uma grande brincadeira, todos queriam inserir os nomes para participar do "café da TI" até quem não era do setor. Imagine, logo a área de TI ter os funcionários mais alegres da empresa?. Na minha opinião.

--O modelo mais recente
Depois de ver diversas brigas entre chefias e funcionários pela falta de comunicação e disputas internas por cargos e salários sugeri trabalharmos mais próximos. Apresentei aos colegas a idéia, que foram compartilhando e as pessoas aderindo pouco a pouco. Mudamos de local e ficamos mais próximos uns dos outros.

Resultado: As pessoas puderam conhecer todos os detalhes dos projetos desde o nível da diretoria até o programador e a diretoria pôde acompanhar as atividades de forma transparente. O layout da nossa sala foi baseado na Metodologia Cristal do Cockburn para elevar o fator humano, mas ninguém precisava saber desse detalhe!.

---O modelo marcante
Sentei com as pessoas e elaboramos uma forma de trabalho totalmente baseada na metodologia crystal e todos sabiam dessa vez. O fator humano é um dos pilares da metodologia, porque gera confiança, aumenta o comprometimento e melhora a satisfação pessoal. Então as pessoas ficam felizes e produzem mais como forma de recompensar o apoio que recebem de toda equipe.

Alguns resultados colhidos nas recomendações do linkedin:

"O Jaguaraci é um profissional calmo e organizado. Sabe escutar, motivar e obter o melhor de cada integrante da equipe sob pressão por resultados com prazos curtos. Busca atender as expectativas tanto das pessoas com que trabalha diretamente como dos superiores, sendo um facilitador para o bom andamento do projeto. Aprendi muito com sua experiência e conhecimento abrangente tanto técnico como pessoal. Foi um prazer trabalhar com alguém que preza pela eficiência, comprometimento e trabalho em equipe."

"Jaguaraci trabalhou no meu time como facilitador e gestor de demandas. Apresentou um trabalho excepcional e contribuiu positivamente orientando todo o time usando grandes conhecimentos gerenciais. Assessorou de forma exemplar os gestores do projeto."

"O Jaguaraci é uma pessoa que procura resolver tudo de forma justa, impessoal e tranquila. Uma pessoa que busca o equilíbrio e a assertividade. Conhece muito sobre qualidade, métricas, metodologias de trabalho, processos, tem uma bagagem acadêmica muito grande a qual aplica de forma a melhorar a produtividade e a organização do trabalho deixando a equipe praticamente auto gerenciável! Sabe lidar com a pressão e contornar dificuldades e procura sempre apoiar e defender a equipe! Defende o que acredita ser o certo, e seus argumentos sempre tem um forte embasamento. Um ótimo team lider!"

"Jaguaraci foi um excelente lider que mesmo com as duras pressões impostas pelo projeto, sempre transmitiu calma, orientações e segurança para a equipe. Um grande lider que sabe discutir assuntos criticos com bastante inteligência."

"Tive a oportunidade de assistir a atuação de Jaguaraci como lider técnico de um módulo bastante complicado... Nesse período conseguiu guiar a equipe sem que fosse contaminada pela forte pressão (stress) imposta pelo cliente. Sempre calmo, Jaguaraci criou ferramentas de acompanhamento de produtividade e apoio a gestão e conseguiu fazer com que seu time nunca perdesse o entusiasmo (mesmo nos momentos mais difíceis)..."

"Jaguaraci sempre contribuiu com seu conhecimento sobre processos e engenharia de software, em projetos de grande complexidade e pressão. Ele tem a característica de manter a calma mesmo em momentos críticos, permitindo a tomada de decisões de forma concentrada no problema. Foi gratificante trabalhar com o Jaguaraci, com certeza um grande aprendizado."

Todos os meus colegas praticamente resumiram o que é a metodologia crystal. Todo o sucesso que temos é parte de um trabalho em equipe. A primeira coisa que sempre deveríamos nos preocupar é com a satisfação pessoal de todos, retirando todos os obstáculos do caminho e lutando para que tenham reconhecimento e acesso às promoções. Trabalhar sempre com transparência!.

É posssivel ver nesses depoimentos que eles citam: a calma para escutar, saber orientar, motivar, apoiar, facilitar, ser justo e impessoal, não ofuscar uma pessoa, transmitir calma nos momentos de pressão e dar segurança para que todos possam trabalhar. Eu tinha um olhar muito atento para cada um, ao ponto que percebia até os problemas pessoais. Sempre almoçava com todos, mesmo que cada dia com um grupo separado para saber se estavam bem e podia ajudar em alguma coisa.

Para cada um eu mantive o meu compromisso até o final e fiquei muito feliz e honrado em receber esse reconhecimento deles. Aproveito para mandar um grande abraço à todos e agradecer publicamente por tudo isso que vocês também fizeram por mim. Desejo de coração que vocês tenham muito sucesso e podem contar comigo sempre.

0 comments:

Postar um comentário

Inscreva-se

Creative Commons 3.0. Tecnologia do Blogger.

Teste a Velocidade da Internet

Siga-me

Curta