sexta-feira, 30 de agosto de 2013




É muito triste o que venho acompanhando desde os alunos de graduação, mestrado, doutorado e pesquisadores nos últimos anos. Antes eu olhava professores com toc, depressivos, isolados socialmente e não entendia muito bem a causa, mas acompanhando de perto percebo que o sistema pode acabar com as suas vidas e isso é muito sério.


Olha o que houve no ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica dois dias atrás

Já tive contato direto com professores completamente equivocados da sua vocação, fechados em seu mundo de publicações e extremamente arrogantes. Também já observei alunos sendo influenciados para competir uns com os outros, além de completamente anti-sociais. Um caso chamou muito a minha atenção, um aluno de doutorado com excelentes publicações e apresentava muito bem, só que magérrimo, com toc e mal conseguia falar com as pessoas, parecia realmente nunca ter tido uma namorada.

Eu sempre me perguntava porque a vida acadêmica molda tantos os alunos, isolando-os da sociedade e interferindo muito na sua vida pessoal. É como se existisse um outro mundo, onde os alunos são acreditados por valores que sobrepõe até as necessidades mais básicas do ser humano. Pelo que tenho visto o próprio sistema implantado nas universidades federais realiza essa perversidade, uma vez que muitos professores nem se reconhecem reféns em seu modo de pensar e agir e repetem todo o ritual por gerações.

É uma questão muito séria, porque de um certo modo as universidades estão transformando os adolescentes cheios de vida, com muitas perspectivas e sonhos em pessoas doentes, o que influencia diretamente a sua vida e as pessoas a sua volta. O aluno é moldado a se tornar um subproduto acadêmico e não um indivíduo mais completo do ponto de vista social. É preciso chamar atenção dos educadores para essa situação nas universidades urgentemente.

0 comments:

Postar um comentário

Inscreva-se

Creative Commons 3.0. Tecnologia do Blogger.

Teste a Velocidade da Internet

Siga-me

Curta