sábado, 10 de agosto de 2013

Os Jogos Realmente Estimulam o Comportamento Violento?

Um crime que aconteceu aqui em SP, onde quatro pessoas foram mortas [pai, mãe, avó e tia-avó] em uma verdadeira chacina na Brasilândia, colocou em debate o uso dos jogos violentos por crianças. Já que além das quatro vítimas, o filho do casal de 13 anos também morreu com uma arma de uso da policial militar [mãe do menino], na mão esquerda.

A polícia afirma que o garoto é o principal suspeito do crime. Diversas emissoras aqui relatam que o menino de 13 anos jogava por muitas horas Assassin's Creed, jogo indicado para maiores de 14 anos. Ele até usava a foto do personagem do jogo em seu perfil no Facebook.

A Ubisoft Brasil, dona da franquia Assassin's Creed, já disse que a associação do game com as mortes da família é uma "falácia" e ainda acrescentou: "Em nenhum estudo até agora há consenso sobre a associação entre a violência e obras de ficção, incluindo livros, séries de televisão, filmes e jogos. É uma falácia associar um objeto de entretenimento de milhões de pessoas, todos os dias, em todo o mundo, com ações individuais e que ainda estão sendo esclarecidas", afirma a empresa ao reforçar solidariedade à família e amigos.

Violência em jogos, na TV e no cinema é um tema bastante explorado e campeão de audiência em todas essas mídias. Eu jogo desde criança, passei por todos os consoles desde o Atari, a percepção que eu tenho é que a última geração de processadores gráficos apresenta um realismo espantoso, o que pode confundir a ficção da realidade. A questão não é o jogo em si, mas a falta de supervisão dos pais, a exploração da violência pela indústria do entretenimento, crianças sem a educação adequada, a cultura do consumismo e o acesso fácil às armas, seja em casa ou na rua.

Independente do menino de 13 anos ter matado a família inteira, é preciso que a indústria da violência tenha filtros e normas adequados, porque há jogos, filmes e vídeos disponíveis livremente na internet que causam perturbação mental até nos adultos. Quando tinha pouco mais de 20 anos, um colega exibia rindo vídeos de assassinatos reais de um site. Apenas digite "mortes reais" e o google não irá apresentar nenhum filtro na exibição de fotos e vídeos extremamente violentos. Uma simples consulta que pode perturbar uma mente em formação e causar traumas irreversíveis.

0 comments:

Postar um comentário

Inscreva-se

Creative Commons 3.0. Tecnologia do Blogger.

Teste a Velocidade da Internet

Siga-me

Curta