terça-feira, 3 de junho de 2014





A escolha de um programa de pós-graduação não deve ser restrita a avaliação CAPES. Embora seja um fator importante a considerar, um programa que se mantém no topo pode promover pouca inovação nas pesquisas, focar na publicação de artigos e não na formação de um pesquisador completo. 

A partir de métricas internacionais, eu vou tentar traçar um perfil do que seria o melhor curso de pós-graduação, independente da sua área de pesquisa. 

Primeiro vamos desconstruir a ideia que um bom pesquisador é aquele que publica uma grande quantidade de artigos. Na verdade, um bom pesquisador possui características importantes que não são avaliadas por programas de pós-graduação: 

  1.  Ser bem educado 
  2. Ter capacidade de aprender sozinho
  3. Ter pensamento crítico
  4. Ser hábil em coletar, analisar e assimilar informações complexas 
  5. Saber gerenciar suas próprias atividades 
  6. Ter boa comunicação 
  7. Questionar as direções dos trabalhos científicos 
  8. Influenciar pessoas 
  9. Promover impacto social e 
  10. Contribuir significativamente com o crescimento da região e do país

Pessoalmente, eu considero um bom programa de pós-graduação aquele que reúne estudantes e professores com todas essas características. Nesse sentido, ter espaço para inovação, e não apenas repetir as mesmas direções das pesquisas, promove um desafio que desperta o meu interesse.  

Por acreditar nessas métricas, que são medidas por programas de excelência internacional, percebo que há uma divergência desde a seleção dos estudantes e durante a medição do desempenho destes na maioria dos programas de pós-graduação do país. 

Perceba que nas duas últimas décadas é comum encontrar bons pesquisadores e docentes formados com doutorado no exterior e estes são os que verdadeiramente têm promovido uma revolução nas regiões quando retornam. Um grande exemplo é o Silvio Meira, professor da UFPE e cientista chefe do C.E.S.A.R. 

Uma dica importante é escolher entre os programas de pós-graduação quais pesquisadores são bem formados, ou seja, possui todas essas características que podem ser repassadas para você. Veja se o grupo de docentes que atua no programa se formou em uma universidade de excelência internacional nesse ranking ou indiretamente através do ex-orientador do seu futuro orientador.

Não se apresse na formação de doutor, o mais importante é se aproximar das caraterísticas de um pesquisador completo . Por possuir características importantes de um pesquisador, terá muito mais chances de obter sucesso na carreira científica e ter o diferencial para se destacar da maioria. 

  
Repense a maneira que você conhece sobre aprender e partilhar conhecimento:

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