segunda-feira, 26 de maio de 2014




Em 2013 nós presenciamos diversas manifestações por todo o país. A verdade, é que não adianta protestar se não aprendemos a votar nas pessoas certas. O brasileiro não se interessa por política e não sabemos o que acontece na nossa cidade, estado e país. Somos completamente ignorantes em relação as políticas públicas e não sabemos comparar propostas dos candidatos aos cargos públicos. Por isso, eu fiz esse "framework"!

Em apenas 10 passos, você poderá ajudar a melhorar a visão de cerca de 200 milhões de pessoas que não sabem votar e evitar que a maioria seja influenciada, negativamente, pela mídia. Ajudará as pessoas do seu estado a analisar as propostas e fazer um "Raio-X" sobre os principais problemas que afetam diretamente a qualidade de vida, o desenvolvimento econômico e social da população. 

Ajude a mudar o Brasil, divulgue os dados do seu estado, compartilhe nas suas redes sociais!!

1) Antes de qualquer coisa, veja se o candidato responde processos por desvio do dinheiro público e a avaliação dele aqui -> http://www.politicos.org.br/ 
* Aproveite e veja os gastos dos políticos aqui

2) PIB (Produto Interno Bruto) tudo que o estado produz, DL (Dívida Líquida) tudo que o estado deve. PIB/DL -> Capacidade do estado em investir e cumprir compromissos econômicos e sociais. Você pode obter esses dados no site do governo do seu estado!

Nada de acreditar em promessas, sem dinheiro o governo não fará nada!. Veja a arrecadação do estado nos últimos cinco anos para ter uma média e faça abatimentos pelos investimentos que o governo precisa fazer em saúde, educação, transporte, segurança, desenvolvimento social, moradia, saneamento básico, desenvolvimento social e o limite dos gastos públicos. Você saberá na hora quem são os mentirosos!

3) Saúde -> Veja quantas UPAs, médicos, leitos e atendimentos o seu estado faz por ano e acompanhe se aumentou ou diminiu nos últimos 10 anos. Qual a qualidade dos serviços de saúde no seu estado?

4) Educação -> Veja quantas escolas o estado construiu, quantas fechou, quantidade de alunos que forma por ano e qual e média de notas no IDEB, ENEM e ENAD em relação ao país. Veja aqui alguns indicadores por estado.

5) Transporte -> acesse http://www.greenpeace.com.br/cade/ e veja se o governo do estado está aplicando a Lei de mobilidade Urbana criada em 2012. Procure notícias sobre a qualidade do transporte público no seu estado e compare os últimos 5 ou 10 anos.

6) Moradia -> Veja quantas moradias foram entregues no seu estado e compare com governos anteriores. Déficit na quantidade de moradias enseja problemas sociais.

7) Saneamento básico -> Qual a cobertura dos serviços de saneamento básico no seu estado? Aumentou ou diminuiu nos últimos 10 anos? Veja aqui a situação do saneamento básico no Brasil.

8) Desenvolvimento Social -> Qual o nível de desigualdade social no seu estado? Como está a acessibilidade aos serviços públicos? Conectividade? Acesso a direitos através da justiça gratuita demora muito? Veja aqui alguns dados do IBGE.

9) Segurança -> Número de homícios aumentou ou diminuiu nos últimos 10 anos? veja aqui http://www.mapadaviolencia.org.br/ Veja também no wikicrimes como estão os crimes no seu estado.

10) Gastos públicos -> aumentaram certamente, mas houve melhoria nos indicadores sociais, como: saneamento, moradia, transporte, saúde, educação, segurança e desenvolvimento social?

Comece por aqui, O IBGE pode fornecer muitos desses dados



Se você seguir esses passos não será manipulado pela mídia e ainda terá subsídios para influenciar mais pessoas a votar no melhor candidato para o seu estado.

Se você seguir esse framework, publicar uma página na Web e compartilhar nas redes sociais. Eu envio o livro Agile Project Management with SCRUM para o seu endereço sem custo. 

Leva o livro: 

1) Quem postar nos comentários [desse post] o maior número de curtições e compartilhamentos nas redes sociais. 

2) Para isso, compartilhe [o link do post público] para execitarmos a transparência e ética com todos que participam dessa iniciativa.

BOA SORTE!! 

Inspire-se, renove-se e inclua-se!

0 comments:

Postar um comentário

Inscreva-se

Creative Commons 3.0. Tecnologia do Blogger.

Teste a Velocidade da Internet

Siga-me

Curta